top of page
Visconde de Mauá

 

       Suíços, alemães, austríacos, portugueses, franceses, espanhóis, poloneses, húngaros e russos.

       Faz tempo que a Região de Visconde de Mauá, atrai gente de todo o mundo.



     Na língua dos puris, índios que habitavam a região, mantiqueira significa "terra onde nascem as águas".



        É na Serra da Mantiqueira, este  paraíso ecológico que nasceu também o Núcleo Colonial Visconde de Mauá, para onde vieram a partir de 1908 milhares de imigrantes europeus atraídos pelo sonho de uma nova vida e pela semelhança desta serra encantada com os Alpes do Velho Continente

.

       Algumas famílias pioneiras foram responsáveis pela criação das primeiras pousadas. Gerações de visitantes desafiaram as dificuldades de subir a serra nas décadas seguintes, muitas vezes em lombos de burros ou carros de boi, para descobrir este cenário mágico.



       Na década de 1970 vieram os adeptos do movimento hippie, que fizeram de Visconde de Mauá sua "comunidade alternativa".

       A partir dos anos de 1980, Visconde de Mauá explodiu como região turística, aprimorando sua infraestrutura e se tornando um dos polos mais visitados do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

Fonte: MAUATUR

 

​Perfil  

     Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, com partes da sua zona urbana estendendo-se também ao território do município de Itatiaia e Bocaina de Minas, Minas Gerais.

       De forma mais ampla, o nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama.

      A região como um todo compreende parte dos municípios de Resende e Itatiaia, no estado do Rio, e Bocaina de Minas, em Minas Gerais. As vilas ficam, em média, a 40 quilômetros das sedes desses municípios.

       Visconde de Mauá tem cerca de seis mil habitantes. A principal atividade econômica da região é o turismo, com mais de 100 estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes, alguns especializados em trutas e receitas à base de pinhão.
       Essa região se localiza em área de preservação ambiental, na serra da Mantiqueira, a 1200 metros de altitude. Os visitantes são atraídos pelas belezas naturais das cachoeiras e vales.
       Em 28 de Dezembro de 2009 o Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou o contrato de R$ 49 milhões para converter a RJ-163, a estrada de acesso a Visconde de Mauá, e a RJ-151 (que beira o Rio preto na região de Mauá) na primeira Estrada Parque do Estado do Rio de Janeiro.

      A estrada parque observa rigorosamente conceitos ecológicos, tais como “zoopassagens” subterrâneas (um funil formado por suportes metálicos e telas plásticas, com 60 cm de altura, para orientar os animais para a travessia segura), "zoopassagens” aéreas (projetadas para permitir o fluxo de animais que se movimentam pelas árvores), velocidade máxima de 40 km/h, asfalto de baixo ruído, conforme descrito no video sobre estrada parque. A ideia é transformar a região em um dos principais polos de turismo sustentável do país.

História

      O nome Visconde de Mauá homenageia Irineu Evangelista de Sousa, barão e depois visconde, que recebeu as terras da região em 1870, como concessão do governo imperial para exploração de madeira, que seria transformada em carvão vegetal. Em 1889, ainda no Império, seu filho, Henrique Irineu de Souza, instalou nas terras um núcleo colonial, formado por famílias de imigrantes europeus. A iniciativa fracassou e a maior parte dos colonos retornou aos países de origem. Em 1908 o governo federal compra as terras de Henrique e cria o Núcleo Colonial Visconde de Mauá, segunda tentativa de receber colonos europeus. Este núcleo acaba extinto em 1916.
       Algumas famílias alemãs permaneceram em Visconde de Mauá e, a partir da década de 1930, começaram a receber parentes e amigos vindos da Europa, iniciando a atividade turística na região.

     Nos anos 60, era famoso o Hotel Casa Alpina, hotel pioneiro junto com o Hotel Bühler. Na década de 1970, a vila de Maromba foi descoberta pelos hippies e, a partir dos anos 1980, começou a se tornar um dos destinos de montanha preferidos de turistas do Rio de Janeiro e São Paulo.
       Uma curiosidade é que Irineu Evangelista, o visconde de Mauá, nunca esteve na região que hoje leva seu nome.


Clima



       O clima da região é classificado como tropical de altitude, que apresentem as seguintes características: verões amenos e invernos frios e secos. No inverno, de junho a agosto, a temperatura pode variar de - 8 a 13 °C. O verão apresenta chuvas com frequência, principalmente chuvas vespertinas, com temperatura variando de 8 a 27 °C. A Menor temperatura já registrada na cidade foi de -13 °C, onde no mesmo dia no Pico das Agulhas Negras teve a terceira maior nevasca já registrada no Brasil e teve registro de -15 °C. Por ter um clima frio durante todo ano, é mais do que obrigatório todas as casas terem uma lareira. Em Visconde de Mauá, faz muito frio mesmo.

Fonte: WIKIPÉDIA

Destaques da região:

    Não deixe de praticar as inúmeras atividades que o local proporciona: belas trilhas, trekking, passeios de quadriciclo, moto ou bike, cavalgadas, rafting, turismo em jipes / toyota 4x4 ou relaxar em divinos banhos de cachoeira.

    

    Conheça o Poço do Marimbondo. Simplesmente espetacular!

    

    Experimente as cervejas artesanais, as cachaças, os queijos, a comida mineira e a truta, especialidades da região.

    

    Delicie-se com o pinhão, a semente da araucária, que é o grande carro chefe dos renomados restaurantes de Visconde de Mauá e Maringá.

    Conheça os vilarejos rusticos que integram a região de Visconde de Mauá. Surpresas maravilhosas aguardam você.

    

    Aproveite a paz e a tranquilidade que a Pousada BellaAna proporciona. Recarregue sua baterias.​ Renove seu espírito.

     

    Pesquise sobre os lugares e planeje com antecedência seus passeios para melhor aproveitar sua estadia conosco. Observe os detalhes das acomodações que reservou e principalmente o acesso até a pousada e aos locais turisticos da região, quase todos passando por estradas sem asfalto, em meio as matas do Parque Estadual da Pedra Selada.

     

    Caso você não aprecie o ambiente rural, o verde, as estradas de terra e as outras caracteristicas que definem a região, repense seu passeio!!! Se aprecia, venha e aproveite o máximo deste paraiso aos pés da Serra da Mantiqueira.

    © 2013 by Carmènére webdesign

    Pousada BellaAna

    Endereço: Estrada do Vale do Pavão, Km 2,8 - Maringa, Itatiaia, RJ

    CEP: 27.580000

    CNPJ: 05.444.019/0001-40

    Contatos:

    ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​E-mail:  pousadabelaana@gmail.com
    ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
    WhatsApp:  (24) 99330 9654

    • Facebook ícone social
    • Instagram
    • booking.com-logo
    bottom of page