
Roteiros
Divirta-se de todas as formas possíveis, seja em família, em lua de mel, relaxando a beira de um rio, degustando um prato típico ou praticando esportes de aventura. A Região de Visconde de Mauá oferece tudo isso e muito mais para você.

Compras
&
Sabores
Por causa das características culturais presentes na formação da Região de Visconde de Mauá, na diversidade do artesanato, temas de arte e objetos de decoração, o seu comércio se destaca pela junção entre o rústico e o clássico, do requinte com a simplicidade despojada, da valorização da arte, e das terapias alternativas para o descanso do corpo e da alma.
As três vilas que compõem a região, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, com todos os seus vales e lugares especiais, oferecem ao visitante uma gama interessante de locais para a compra de bens, lembranças e serviços diferenciados. A Vila de Visconde de Mauá se destaca por ser a porta de entrada para os que vêm da Rodovia Presidente Dutra. Seus vales são marcados pelas lojas de artesanato, pelo Centro Cultural, pela Feira de Produtos Orgânicos e por meios de hospedagem que atendem aos mais diversos anseios. A gastronomia é representada em Mauá por opções que variam desde os mais simples bares até restaurantes com requinte internacional.
Já a Vila de Maringá, que pode ser dividida em quatro importantes vales, Maringá-RJ, Maringa-MG, do Pavão e das Cruzes, é o verdadeiro paraíso das compras e terapias. Nela o visitante pode passear por entre lojas de artes e artesanato dos mais diversos estilos e produtos. Em Maringá-MG, a Alameda Gastronômica Tia Sofia é um ponto de passagem e passeio obrigatório para os casais de namorados e famílias. Lá estão alguns dos mais importantes restaurantes e meios de hospedagem da vila, além de lojas que oferecem serviços especiais ligados à massoterapia e terapias alternativas. Um passeio pelos restaurantes à luz de velas e com decoração especial, desperta nos casais apaixonados os mais intensos desejos.
O caminho para a Vila de Maromba, além de oferecer ao visitante diversas oportunidades de compra de artesanato, decoração e produtos artesanais, é caminho para um aconchegante restaurante de cozinha oriental, para a Casa das Velas e a Casa do Chocolate. Já na região conhecida como Alto Maromba e no Escorrega, o predomínio é de pousadas e restaurantes com foco em públicos específicos bem como de um comércio mais voltado para a arte alternativa e para a produção manual. Ou seja, as possibilidades de compras merecem atenção especial de quem visita a Região de Visconde de Mauá. É quase impossível retornar para casa de mãos vazias.

Cultura
&
Arte
Formada por partes de três municípios, Resende e Itatiaia, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas, em Minas Gerais, a Região de Visconde de Mauá, cortada pelo Rio Preto e forjada nas encostas e vales da Serra da Mantiqueira, tem como pano de fundo as belezas naturais da Pedra Selada, o Parque Nacional do Itatiaia e o Pico das Agulhas Negras.
A região esconde as peculiaridades da cultura europeia aliada às tendências artísticas herdadas dos movimentos sociais das décadas de 1960 e 1970. A influência "hippie" aflora por todos os cantos e recantos, assim como os fundamentos alternativos da cultura e do modo de vida oriental. São diversos ateliês de arte e lojas de artesanato, muitos deles conduzidos por artistas renomados que escolheram a região para morar e trabalhar seus dons.
Seguindo viagem, se a opção for chegar até as belezas e meios de hospedagem dos vales do Alcantilado, do Mirantão e da Prata, o trajeto ainda reserva boas experiências com a arte e a cultura da região. No caminho para o Sítio das Cachoeiras do Alcantilado e seus nove atrativos naturais, encontram-se o Parque Corredeiras, com inúmeras opções de esportes radicais, e o Museu Duas Rodas, espaço dedicado aos amantes das motocicletas, com seu acervo de mais de 300 motos raras, das quais 100 estão em exposição permanente.
Um pouco mais adiante, já no Vale do Mirantão, no interior da Pousada Quinta da Prata, chega-se à Galeria RG Atelier, dedicado à memória do artista plástico brasileiro Rubens Gerchman, falecido em 2008, e que tinha na região parte de sua inspiração.
Se a opção for prosseguir para a Vila de Maringá, o visitante, ainda na estrada de acesso, no Vale das Cruzes, encontra dois ateliês de artistas locais renomados: Roberto Granja e Rubens Sabóia, ambos com estilos diferenciados e propostas bastante interessantes de expressão artística.
Voltando para a estrada, na direção Vila de Maringá, mais alguns minutos levam até o centro dos vales de Maringá-RJ e Maringá-MG, e uma infinidade de lojas de arte e artesanato, restaurantes e pousadas.
Subindo mais um pouco, em direção à Vila de Maromba, onde além das cachoeiras se encontram diversas lojas de artesanato e a Feira do Escorrega, a opção pode ser por desviar em direção ao Vale de Santa Clara, seus santuários ecológicos, cachoeiras e locais para a pesca e consumo de trutas. Logo após, vem o Art Tear, ateliê do artista Fernando Fleury , que utiliza produtos locais para a construção e elaboração de sua arte. Vale a pena conferir.

Pesca
&
Diversão
Por sua localização privilegiada, na Serra da Mantiqueira, berço de boa parte das águas que banham os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Região de Visconde de Mauá oferece aos visitantes inúmeras possibilidades de diversão, lazer e aventura.
Na região, onde a especialidade são os pratos à base de truta, peixe da família do salmão, além do número de restaurantes disponíveis para saborear a iguaria nas mais diversas formas de preparo, pode-se também ter a experiência de pescá-la em um pesque e pague, degustando a delícia ali mesmo no local.
São muitas as sugestões de onde se pode pescar e consumir o peixe frito na hora. Ainda na subida da primeira parte da estrada parque, na altura do Vale da Capelinha, encontra-se o Pesqueiro Recanto do Tambaqui, com o seus lago, equipamentos de pesca, local para lazer, descanso e alimentação. Seguindo viagem rumo às pousadas da Vila de Visconde de Mauá, em direção a Mirantão, no Vale do Rio Preto, chega-se ao Pesque e Pague Rio Preto e seus vários tanques, com ótima área verde e boa variedade de equipamentos e pescado, proporcionando uma experiência interessante para grupos de amigos, amantes da pesca e também para famílias. Nos dois casos, o passeio pode durar o dia inteiro, porém se o visitante preferir seguir em frente, a sugestão é uma parada no centro da Vila de Visconde de Mauá, para compras de artesanato e até mesmo para uma boa refeição.
Após a parada, recomenda-se seguir rumo à Vila de Maringá e seus encantos, tanto no lado fluminense quanto no lado mineiro.
Partindo de Maringá, o visitante pode seguir viagem rumo ao Vale de Santa Clara, onde existem duas boas opções de pesca e refeição de trutas: o restaurante e trutário Truta Rosa e o Restaurante Trutas da Floresta. O primeiro, mais requintado, onde se pode pescar ou escolher a truta para ser servida em pratos especialmente elaborados; e o segundo, em um ambiente mais rústico, é cercado de pequenos tanques, um rio e uma ducha natural com infraestrutura para lazer, com os peixes praticamente ao alcance da mão do cliente. De volta à estrada, uma opção interessante de aventura na natureza é aproveitar a proximidade e conhecer o Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário e suas quedas d'água, área de lazer, e infraestrutura de recepção.
Agora, imagine a possibilidade de passar o dia inteiro com a família pescando e se divertindo nas águas de um rio, podendo depois retornar para o centro das vilas e passear em meio às diversas lojas de arte, artesanato e decoração. Em seguida, pernoitar na aconchegante Pousada Flor da Serra, com a lareira aquecendo o quarto, aquele barulhinho de água corrente ao fundo e muito charme e romance. Irresistível, não ?

Natureza
&
Aventura
Beneficiada pela natureza exuberante da Serra da Mantiqueira, a Região de Visconde de Mauá, composta por dois estados - Rio de Janeiro e Minas Gerais, e por três municípios - Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG), oferece aos visitantes amantes da natureza e de aventuras uma oportunidade única. Além das cachoeiras localizadas em áreas abertas para a visitação, a região ainda possui opções de turismo e aventura nos parques e áreas particulares de visitação controlada.
Quem visita a localidade não pode deixar de conhecer as famosas cachoeiras nativas. Dentre as de visitação livre, podemos citar as do Escorrega, Santa Clara e do Marimbondo como as mais importantes. No caminho para a primeira, o visitante tem como parada obrigatória o Poção de Maromba, uma espécie de lago natural formado pelo Rio Preto, onde banhistas e aventureiros se deleitam nas maravilhosas águas límpidas e calmas. No Poço do Marimbondo, no alto do Vale do Pavão, proximo à POUSADA BELLA ANA, encontra-se tranquilidade e uma água transparente, um dos mais belos pontos da região.
A chegada à Cachoeira do Escorrega nos remete aos anos 60 e 70, ao movimento "hippie", e suas características artísticas e cênicas. A feirinha montada no local, com artistas e artesãos alternativos, encanta a todos pela simplicidade e destreza manual dos que produzem as peças na hora. Além das barracas, localizadas pouco antes da cachoeira, na área de estacionamento, surgem lojas especializadas em artesanato e arte, que oferecem desde pequenas lembranças até peças artísticas de bastante valor agregado.
O caminho para a Cachoeira de Santa Clara é uma viagem pelos encantos da mata, e a chegada no atrativo provoca suspiros de admiração pela beleza panorâmica e pelo conjunto natural. Apesar de necessitar de uma pequena caminhada até a cachoeira, o visitante tem como recompensa a possibilidade de usufruir de águas calmas, com inúmeras quedas, que formam deliciosas piscinas naturais.
Para os que preferem a segurança e o conforto de locais com alguma infraestrutura de apoio ao turismo, vem logo à lembrança alguns belos locais como o Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário, a Cachoeira da Toca da Raposa ou o Sítio Cachoeiras do Alcantilado, suas trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, sauna, chuveiro, banheiros e bar, que serve petiscos variados para os frequentadores, além de um estacionamento fechado.
Se a ideia for curtir esportes radicais, as opções vão desde locação de motocicletas, bugres e quadriciclos até a visita ao Parques Corredeiras ou ao Rancho do Gracindo, ambos com equipamentos específicos para escalada, arvorismo, tirolesa, bóia-cross, cavalgadas e muito mais.
Ao final da tarde, recomenda-se uma das opções de gastronomia das três vilas para um jantar romântico à luz de velas, reposição de energia, e preparação para as várias surpresas reservadas para o dia seguinte que, sem dúvida, só a Região de Visconde de Mauá pode oferecer.