

A Região de Visconde de Mauá
Vales e montanhas de incomparável beleza. Vilas encantadoras que parecem presépios.
Quaresmeiras, ipês e araucárias contrastam com alegres tons de verde. À noite, o céu é pontilhado por milhões de estrelas e uma lua exuberante.
Apenas 29 km separam a rodovia Presidente Dutra das belezas da Região de Visconde de Mauá pela RJ-163, toda asfaltada, agora com nome e o status de Estrada Parque. O caminho, cuja altitude em alguns pontos chega a 1.400 metros, faz com que os visitantes se sintam literalmente acima das nuvens.
Com uma temperatura média anual de 18°C e uma gastronomia que mistura a sofisticada cozinha européia e o sabor inigualável da culinária mineira, a região se destaca pelos pratos a base de truta que podem ser encontrados em quase todos os restaurantes em mais de 80 diferentes modos de preparo.
Composta por parte de dois estados, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e três municípios, Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas, a região, cortada pelo Rio Preto e forjada nas encostas e vales da Serra da Mantiqueira, tem como pano de fundo por um lado a grandiosidade da Pedra Selada (foto ao lado), e pelo outro o Parque Nacional do Itatiaia e o Pico das Agulhas Negras.
Para facilitar a localização, a região foi carinhosamente dividida pelos moradores em três vilas: a Vila de Visconde de Mauá, a Vila de Maringá e a Vila de Maromba.
Na primeira, além de apreciar construções históricas e muito verde, o visitante tem a sua disposição opções gastronômicas variadas, um comércio turístico com lojas atraentes e lembranças muto interessantes e também uma boa rede de hospedagem composta por instalações que vão desde pequenas pousadas familiares até requintados hotéis com todo o conforto e opções de lazer para satisfação dos mais exigentes.
Partindo do centro da Vila de Visconde de Mauá, o visitante tanto pode seguir para os encantos das Vila de Maringá e Maromba, quanto optar por conhecer as peculiaridades dos Vales do Alcantilado, Mirantão e da Prata.
Passeando por simpáticas estradas e ruazinhas, o visitante encontra lojas de artesanato, ateliês de arte, espaços culturais e gastronômicos além de muito mais. Conheça um pouco mais as Vilas e Vales da Região de Visconde de Mauá:
Vila de Visconde de Mauá:
A praça, a igreja, o campo de futebol e o posto de informações turísticas dão o tom do que espera o visitante que chega no lugar. A Vila de Visconde de Mauá concentra boa parte dos serviços úteis à população e ao visitante: agência dos Correios, caixa eletrônico, farmácia, mercados, lojas de material de construção, posto da brigada contra incêndios entre outros. Na Vila está localizado o Centro Cultural da Região e nela é realizada a Feira de produtos orgânicos, todos cultivados por moradores.
Vila de Maringá:
Dividida entre o lado fluminense e o lado mineiro, a Vila de Maringá concentra restaurantes, pousadas e o artesanato e é passagem obrigatória para se chegar na Vila de Maromba, nas cachoeiras do Escorrega e do Vale de Santa Clara Para cruzar o Rio Preto em direção ao lado mineiro, o visitante atravessa uma estreita e pitoresca ponte que serve apenas aos pedestres e leva à Alameda Gastronômica Tia Sofia, seus restaurantes, hotéis e pousadas.
Vila de Maromba:
Cantada em verso e prosa, Maromba é conhecida por todas as gerações de amantes de natureza e aventura. Lojinhas alegres, opções gastronômicas variadas e a Chachoeira do Escorrega, fazem da Vila um ponto de referência. Situada aos pés do maciço de Itatiaia e perto das duas cachoeiras mais procuradas da região é ainda ponto de partida para o Vale de Santa Clara suas trilhas, cachoeiras, pesqueiros e pousadas.